O mês de junho é bem focado na terceira idade, você sabia que além do mês de prevenção contra á violência à pessoa idosa, também temos Junho como o mês de prevenção a quedas?
Pois bem, sabemos que 30% á 40% dos idosos caem pelo menos uma vez por ano e o grande perigo dessas quedas são os efeitos que elas causam no pós queda. As consequências das quedas podem vir através de fraturas, medo de cair novamente levando o idoso a ter medo de andar, lesões e/ou trauma na cabeça, entre outras coisas que acabam diminuindo a qualidade de vida e piorando a condição física da pessoa idosa.
É importante que saibamos identificar os riscos de queda e assim poder prevenir que elas aconteçam.
O idoso, assim como nós jovens, pode cair em qualquer ambiente, seja ele dentro de casa ou na rua. Porém as consequências dessas quedas para eles pode ser muito mais agressiva do que para nós.
Agora vamos pensar, o que seria um risco de queda para os idosos pensando no domicílio?
Na minha pesquisa com 60 idosos da região leste de São Paulo, pude identificar alguns pontos que se sobressaiam aos outros quando o assunto era queda em casa. Eu encontrei alguns riscos de queda mais prevalentes que outros e isso foi comprovado com a opinião dos idosos, associado á pesquisa em alguns artigos científicos. São elas:
Tapetes
Piso escorregadio ou molhado
Subir em locais para alcançar objetos no alto
Camas altas
Assento sanitário muito baixo
Mangueira solta no quintal
Degraus
Falta de iluminação nos ambientes
Existência de objetos soltos pelo chão da casa
É importante checar a existência desses objetos na casa dos idosos e solicitar a remoção ou adequação dos mesmos, para que a gente possa evitar as quedas e deixar os idosos num ambiente mais seguro para se viver.
E ai, gostou do post? me conta aqui em baixo !
Abraços da FisioGeronto